Durante o evento serão discutidos temas atuais e relevantes para a área da computação e afins.
Os temas se tornarão alvo de discussão e aprodundamento a partir da participação de palestrantes, audiência e comunidade. Para isso, duas mesas redondas serão conduzidas com o intuito de explorar a computação como tema transversão no ensino, sociedade, genero, e demais áreas.
Mesa Redonda 01:
Tema: Meninas de Sistemas. O que avançamos em 12 meses de Luta?
Resumo: O que avançamos? Historicamente os cursos de tecnologia possuem majoritariamente alunos, mas essa realidade tem sido mudada a partir da criação de apoio e estimulo no sentido de encorajar jovens mulheres a se tornarem bachareis em áreasa que envolvam ciência e tecnologia. Não obstante, as alunas da faculdade de Sistemas de Informação da UFPA estão encorajadas em serem vozes ouvidas no intuito de auxilair no fortalecimento dessa temática super importante. Avançamos sim e muito. Temos espaço de fala, mas merecemos mais! Seguiremos na luta.
Responsável: Grupo Meninas de Sistemas.
Mesa Redonda 02:
Tema: Quais são os Impactos do Pensamento Computacional e Metodologias Ativas no Ensino?
Resumo: Computação e ensino são áreas convergentes. Não há como pensar no ensino contemporâneo sem a Internet e dispositivos móveis. Entretanto, é necessário se buscar métodos que auxiliem na garantir de uma oferta democrática e equitativa das oportunidade de acesso ao conhecimento e informação. Por essa razão, a discussão se torna atual e relevante para que a Universidade discuta como fazer tais transformações? Uma discussão sobre o pensamento computacional e as mudanças pedagógicas se avizinha a partir dessa mesa redonda.
Responsável: Prof. Dr. Carlos e Prof. Dr. Allan.